sobre metareciclagem

Metareciclagem – Dentro desse contexto de desterritorização de espaço, informação e tecnologia, encontra-se o Metareciclagem, que é, segundo um dos fundadores do projeto, Felipe Fonseca, “uma metodologia descentralizada que promove a transformação social através da reapropriação tecnológica”. É a reciclagem de computadores e montagem de laboratórios em software livre. Propõe a construção de laboratórios de informática com material reciclado. Microcomputadores usados são doados, recondicionados e encaminhados para projetos sociais. Cria-se, dessa forma, redes de “Conectazes – projetos que se beneficiam de tecnologia re-aproveitada”.

Ao ser questionado se o Metareciclagem defende a inclusão digital, Felipe Fonseca afirma: “Muitas das ações do Metareciclagem inserem-se no contexto de inclusão digital. Não podemos afirmar que esse é o nosso objetivo. Nosso objetivo é a reapropriação tecnológica para a transformação digital”.

O grupo surgiu quase que tão “virtualmente” quanto o projeto: “Foram pessoas que se aproximaram porque tinham interesses e perspectivas em comum. Ou seja, Metareciclagem é um nome que algumas pessoas usam para definir uma maneira de lidar com a tecnologia. Ele, estruturalmente, aproxima-se de um movimento, que surgiu de baixo para cima e permanece aberto a quem quiser participar. É por isso que não tem sede, mas esporos – pessoas que fazem metareciclagem em algum lugar”, explica, Felipe Fonseca.
www.estudiolivre.org
Metareciclagem: www.metareciclagem.org
Portal Domínio Público: www.dominiopublico.gov.br

cpyleft artecidadadia.org

_______________________________________________
Lista de discussão da MetaReciclagem
Envie mensagens para metarec@colab.info
http://lista.metareciclagem.org

“,0] ); //–>
O Metareciclagem recebeu menção honrosa no Prêmio Betinho para Comunicações em 2005. Esse prêmio é oferecido todos os anos pela Associação para o Progresso das Comunicações. Em 2005, o tema do Prêmio Betinho foi “projetos comunitários de conectividade para o desenvolvimento econômico”.