[ Quem Somos ]

A Estação Bailux está localizada no Sítio do Cobrimento do Brasil em uma área de ( 640 m²)  A Base está distribuída em dois containers: A Estação de (60 m²) para residência da equipe permanente, pesquisa e compartilhamento de experiências do comum na interconexão de saberes em tecnologia, arte ciência e natureza promovendo encontros online de consultorias pro-bono e facilitando a elaboração de projetos de forte impacto social ambiental e de governança no território e entorno. Realiza encontros presenciais que promovem o fluxo e os processos de consolidação de redes de confiança e afeto entre pessoas e a comunidade . Em um outro container de   (48 m²) a Casa Ócio Criativo um espaço em bioconstrução para hospedagem de pesquisadores, artistas, cientistas, trabalhadores em homeoffice e viajantes que buscam experiências além do turismo. A Casa Ócio Criativo é um equipamento de sustentabilidade para manutenção da infraestrutura da Base assim como a continuidade da implantação do nosso Quintal_Lab em práticas de uma agroecologia intuitiva.

Visão: Um futuro saudável e sustentável é um futuro local

Missão: A Estação Bailux promove a Interconexão de saberes locais e globais na elaboração e execução de projetos de impacto socioambiental positivo na comunidade de Arraial d’Ajuda e territórios do entorno.

Nossa história: O Bailux surgiu como um Esporo da Comunidade Metareciclagem https://pt.m.wikipedia.org/wiki/MetaReciclagem  promovendo suas ações na região desde 2005 e foi reconhecido como Pontão de Cultura em 2009, numa iniciativa da ONG – DesCentro. Originário de uma proposta individual de estímulo ao uso do software livre, construindo sua história a partir do reaproveitamento de computadores usados e colaborando com a formação de jovens na comunidade Arraial d’Ajuda. O Bailux cujo nome associa a Bahia ao Linux é um potente espaço de articulação. Eu, Régis Bailux, junto aos replicadores: Rafael Nascimento, Paulo Marques, Leonardo Figueiredo, Juliana Pataxó participamos de importantes eventos e espaços de cultura digital como: Oficinas para Inclusão Digital 2008-2009-2010-211 (PA,MG,DF e ES), Campus Party 2009 e 2012 (SP), Fórum de Cultura Digital 2010 (SP), Oficina de Novas Mídias 2011(DF), I Fórum da Internet no Brasil 2011(SP), Fórum de Cultura Digital 2011 (RJ). O Esporo Bailux foi facilitador do Encontrão Transdimensional Metareciclagem em Arraial d’Ajuda https://metareciclagem.github.io/blog/18-09-09/Relato-da-jornada-Encontrao-Transdimensional-Bailux.html e do evento Submidialogias/2010 https://imotiro.org/memoria/peixe-morto-submidialogia/
e o primeiro encontro do Tecnoxamanismo https://revistageni.org/10/tecnoxamanismos-etc/   Nestes últimos 15 anos o Bailux foi um fluxo de processos um “estado” que estimula um “Hub” de ideias,sobre tecnologia,ações criativas,ancestralidade,redes de afetos e articulações com forte base local e comunitária https://bailux.org/2019/12/18/os-nomades-sempre-voltam-ao-seu-destino-de-origem/

Com os amigos Orlando , Jean Habib, antes da crise sanitária da Covid19 iniciamos os primeiros encontros para a estruturação de uma estação telemática Bailux, com o Lockdown entramos no processo de virtualização dos encontros de uma matarede global e passamos a ter encontros todos sábado no boteco tropixel https://rede.tropixel.org momento inesquecível de encontrar os nomades visionários , vários deles emergiram da rede metarexs. Foi á partir dos encontros no Boteco Tropixel que fortalecemos o vínculo com nossa rede de confiança. Tendo com facilitadora a Fernanda Scur https://www.linkedin.com/in/fernandascur da ONG PixeraGlobal https://www.pyxeraglobal.org/ realizamos uma consultoria Pro Bono aplicada a Estruturação de um Viveiro de Mudas do Bioma Mata Atlântica sobre a gestão de uma associação socioambiental local https://bailux.org/2022/03/05/bailux-o-prototipo-do-viveiro-e-seu-contexto/ 

Neste segundo semestre de 2022 a Base Bailux passa a ser o território de reagrupar redes de pessoas em experiências de coletividade para o bem comum e a interconexão de saberes em arte , tecnologia , ciência e natureza.

 

Base Bailux

15 Comentários

  1. Pingback: Arraial d’Ajuda « Hacked!

    1. fabricio

      gostaria de conhecer mais e participar do evento…
      estou com o quilombo nomade de 5 individuos em salvador…
      tem alguem saindo daqui ou querendo compartilhar um carro?
      abracos e saudacoes da universidade nomade

      Responder
  2. bezoar

    Caras,
    cês conhecem alguma iniciativa similar aqui em Hellcife? Visitar vcs tá meio complicado por enquanto, e tô curioso pacas com o processo todo.

    Responder
  3. Silvinha Simões

    Gi, que espetáculo, estava te procurando para recuperar o seu email e me deparei com esse projeto. Parabéns!!! Eu queria saber mais sobre ele. Estou orgulhosa da minha filhona! Beijo no Steven.

    Responder
  4. alessandro - vsba

    ola galera como faço para conectar?

    Responder
  5. Pingback: Arraial d’Ajuda @ wille.blog.br

  6. savio bailux

    hoje no bailux nos estudamos e aprendemos algumas coisas sobre o web site e vimos coisas muito interessantes sobre o html e o css..
    abs do bando

    Responder
  7. INCUBA/UNEB

    Companheiros

    A Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (INCUBA) da Universidade do Estado da Bahia desenvolve a incubação de um grupo de Metareciclagem, nisto temos interesse em propor um dialogo mais estreito com grupo de mesma linha de trabalho, a fim de se discutir, criar possibilidades, compartilhar experiências, fortalecer e difundir a Metareciclagem. Para isso, está sendo realizado um levantamento dos grupos de mesmo caráter, inclusive com a própria rede de Metareciclagem.
    Maiores Informações:
    (71) 3326-5619

    INCUBA

    Responder
    1. INCUBA/UNEB

      Por Favor
      Nos mande meios de contato direto com vocês, e caso conheçam outros grupos da mesma caracteristica, nos informe
      Desde já obrigado.

      Responder
      1. bailux

        estamos direcinando contato para incuba@uneb.br
        abs,
        Regis

        Responder
  8. morgana

    a graça do bailux começa pelo nome
    muito bonito e importante este trabalho

    foi quando entendi o que pode haver de mais humano na tecnologia

    abraços,
    morgana

    Responder
  9. Viviane Silvestre

    Bailux, o melhor exemplo do uso da tecnologia, integrando e considerando o ser humano, dessa maneira vejo possibilidades positivas nessa contante evolução…

    Responder
    1. bailux

      Viviane,
      Guardo lindas imagens de vc e sua familia no quintal ervas medicinais aldeia velha.

      Responder
  10. Pingback: imersão-bailux/aldeia velha « Rádio Oficina Literária

  11. Gustavo (Pato)

    Hola a todos desde bs.as. me comunico porque estoy queriendo contactar a mi hermano Regis y no puedo, es importante para mi volver a establecer un vínculo mi mail lagues.gustavo@gmail.com. Abrazo para todos y gracias espero noticias.

    Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *