Diário de Bordo: Escrita nômade.

Erica Munaro, Caio Turbay e Marcos Mafalda

Diário de campo- Regis Bailux, Escrita Livre sobre as atividades do Viveiro de Mudas do Bioma Mata Atlântica sobre gestão da Associação Verdejar d’Ajuda. Nesta 13 de novembro 2021 das 10:20 as 12 Horas fiz minha primeira imersão neste novo desafio: Fazer a transferência de conhecimento e práticas da rede Bailux para uma nova plataforma de ativismo Socioambiental. Estavam presente nesta ação
Erica ( Engenharia Florestal ) , Marcos ( Viveirista ) e Regis ( Estação Bailux )
Sai de casa no centro do Arraial e seguimos de carro com Erica Munaro e Caio Turbay ( Professor UFSB ) , chove e a cidade está cheia de turistas.
Marcos nos recebe e percorremos as duas áreas do Viveiros: Mudas da Empresa MEI do Marcos a BioAjuda, organizadas e separadas das Mudas: Associação verdejardajuda.org
Neste encontro trabalhamos com um Primeiro roteiro da Raíssa ( Engenharia Florestal técnica responsável pela implantação do Viveiro) neste encontro fizemos : planejamento compras de insumos e metas de produção de mudas ( Quantidade e espécies ) e Ferramentas, planejamento escala de mão de obra com as atividades a serem realizadas. Standard Operacional, ficha técnica e espécies de crescimento rápido. Definição de compras NPK ( Nitrogênio, fósforo e potássio ) sacos grandes de 50 kg armazenados na garagem do Marcos, esterco bovino que deixa mais leve o substrato e decompõe com o tempo de muda de espera. Laboratório de análise da Terra. Fórmulas dos compostos para semear. Análise da Terra é feita em Eunápolis. Temos Oito metros cúbicos de Terra – Fazer amostragem. A adubação é feito por espécies. Teremos três versões de substratos e as ornamentais precisam de mais substratos que serão formulados por Erica e Marcos. Compra de substrato de ferro , Erica lembra do substrato de casca de Arroz compondo com virmiculita. Associação tem ferramentas:
01 Carrinho de mão
01 Enxada
01 Pá
Estamos usando a peneira do Marcos.
Saquinhos
Baldes
Lona preta. Decisão sobre o uso das sacolas grandes e Baldes: 300 pequenas, 1 500 médias e 500 baldes grandes. Mudas de crescimento rápido: Clorofito, Ixisonia, margarida, amendoim forrageiro. Mudas de reflorestamento não temos como competir com grandes Viveiros. Mercado dos casamentos: Eliconia – Alpina . Mudas de pequeno médio e grande porte: Ipê roxo, Araticum , Urucum , Quaresmeira, Canafístula ou Faveira ou Angico-amarelo , Eritrina , Sibipiruna , Pau Ferro , Pau Brasil , Cássia imperial , ipê de jardim , Flamboyant , Hibisco , Palmito Jussara. Jeniva e outros. Lembrando que serão necessário 100 metros de mangueira , metodologia de gotejamento e estamos ok de ferramentas, adicionar: Máscaras, luvas, tesouras de poda, lima chata, rastelo. Atividades no Viveiro :

  • Coleta de solo para análise química e física.
    *Limpeza e capina do Viveiro
    *Peneirar a Terra
    *Drenagem do Viveiro- Camada de brita
  • Formulação e preparo do substrato
  • Enchimento das sacolas e organização dos canteiros
    *Semeadura ( Sacolas e sementeiras )
    *Repicagem da sementeira
    *Irrigações ( Duas vezes ao dia no verão )
    *Adubação de cobertura
    *Controle fitosanitario
    *Controle de mato competição
    *Remanejamento das mudas
    *Rustificação
    Área do sombrite 6 X 8 metros = Três metros cúbicos de Brita
    Mão de obra no Viveiro durante um ano = Equipe Verdejar d’Ajuda. Mutirões final de semana = Temas para roda de conversa. Encerramos com uma conversa com Andwara Pataxó sobre Sementes das Nativas e o coletores Pataxó de Aldeia Velha.