Tim Berner-Lee- Perguntas e respostas ao criador da internet.

ACESSE NO IUTUBI

http://br.youtube.com/watch?v=SO1_rO9dC70

berners-lee-400

Principal atração da segunda edição da Campus Party no Brasil, encontro que trata de tecnologia, arte e comunicação, em São Paulo, Tim Berners-Lee disse, nesta terça-feira, que a internet vai retornar às suas origens nos próximos anos. O “criador da web” chamou de “frustrante” a Web 2.0, denominação que valoriza o conteúdo participativo, e garantiu que o poder da informação na internet permanecerá “nas mãos dos internautas”.

“O futuro da internet, a Web 3.0, promoverá uma abertura maior a todos, garantindo um controle sobre todos os dados pessoais. Vamos ter mudanças, mas com certeza teremos características do início da era da World Wide Web”, disse o inglês de 53 anos. “Quando visualizo as pessoas conectadas em rede, penso que alguns conteúdos devem ser públicos, mas com o poder do usuário distribuir ou não essa informação. Talvez isso mude no futuro.”

Berners-Lee utilizou o mesmo discurso de Barack Obama, novo presidente dos Estados Unidos, e avisou: “O poder da web, já há alguns anos, está nas mãos de vocês. Nós temos condições para isso. Esta cultura só irá aumentar com o decorrer do tempo”.

Considerado um dos 100 maiores gênios vivos do mundo, segundo o jornal britânico The Daily Telegraph, Berners-Lee disse ainda que os celulares são importantes como nova mídia. “A internet deve ser acessada por todo tipo de aparelho. A mobilidade vai levar a rede mundial de computadores às áreas rurais. Estou criando uma fundação para conduzir a web às pessoas mais isoladas.”

Pelo menos 6.000 pessoas participam da segunda edição da Campus Party no Brasil. O evento, criado em 1997 na cidade de Valência, na Espanha, vai até o dia 25 de janeiro, no Centro de Exposição Imigrantes, na zona sul de São Paulo. Segundo o site do evento, os ingressos para acampar no local estão esgotados, mas ainda há entradas para oficinas e painéis.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-saude/web-vai-voltar-suas-origens-416140.shtml