Os nômades sempre voltam ao seu destino de origem.

Uma linha do tempo da caravana Bailux.

2004- Uma bancada , um puxadinho , um computador reciclado, o sistema operacional Linux , uma lista riseup de discussão na metareciclagem.http://estudiolivre.org/repo/4877/4877_132-podcast-bailux-01.ogg

2007- Metareciclagem de um Barracão cedido pela Sociedade Amigos do Arraial no Tombo 18 Parque Central. Filosofia de aprendizagem e compartilhamento de informação dos Hackers o “Caos ” organizado e a  horizontalidade do saber.Pedagogia Paulo Freire e apropriações tecnológicas.

2010 – Uma Associação de atendimento a criança e o adolescente e a apropriação de um espaço autônomo conectado em rede no uso da tecnologia para transformação social.

https://bailux.wordpress.com/2011/10/04/aprendizado-em-redes-locias-e-virtuais/

2012 – Uma Aldeia Pataxo, uma reserva Mata Atlântica , Uma língua , uma coletividade, o quintal da pajé,  a escola , o Centro de Cultura e Software Livre de código aberto aplicado a criação de um jardim pedagógico de Ervas Medicinais e a digitalização da memória dos mais velhos da Aldeia.

2014 – ITAPeECO : Uma terra, um hacker do Vale do Silício e as Tecnologias da Terra: Permacultura, Agrofloresta , Arduino , Wiki linguagem de programação aberta para produção e compartilhamento de conteúdos, na Internet, Hardware aberto, Drones, Streamming de Radio na Web e Arduino aplicado ao Hibridismo Natureza e Tecnologia.

https://m.soundcloud.com/bailux/radio-itapeco_scandibahia_bailux

2019 –2022: Articulador na criação do estatuto e registro da Associação Socioambiental Verdejar d’Ajuda . Tendo como facilitadora a Fernanda Scur https://www.linkedin.com/in/fernandascur da ONG PixeraGlobal https://www.pyxeraglobal.org/ realizamos uma consultoria Pro Bono aplicada a Estruturação de um Viveiro de Mudas do Bioma Mata Atlântica https://bailux.org/2022/03/05/bailux-o-prototipo-do-viveiro-e-seu-contexto/

GAYA: Expedição iniciada em 27 de abril de 2022. Expedição em andamento em  uma consultoria de um planejamento estratégico em inovação e sustentabilidade aplicado a gestão de setenta mil metros quadrados de Mata Atlântica propriedade de uma Matriarca comunitária do Arraial d’Ajuda

Neste segundo semestre de 2022 o Bailux está consolidando uma base de 640 como uma estação de pesquisa , consultoria, elaboração de projetos e hospedagem. A Base Bailux como um território de reagrupamento de uma redes de pessoas em experiências de coletividade para o bem comum e a interconexão de saberes em arte , tecnologia , ciência e natureza.