Dispositivos Conectores de Sonhos e Futuros

foto_blog_31outFoto: Adriano Belisário
instagram_ITAPECO 1resistencia maquete_resistencia_post01nov blog_planejamento_maquete_resistenciaLucia Carvalho,Antônio Rizzo e Jurgen Boltz nos planos iniciais para execução da Maquete

O Itapeco foi fundado por Jurgn Boltz ,colaborador do Bailux desde 2007.Em uma entrevista concedida à Adriano Belisário,Jurgen fala de sua trajetória pessoal que diáloga com as ideias da contra cultura cibernética do vale do silicio durante a década de noventa.Graduado em ergonomia da informática,trabalhou com sistemas livres de código aberto e infra estrutura de comunicação em redes eletrônicas,foi um entusiasta ativista da ética participativa do moviemnto hacker e do opensource(BELISÁRIO,2015) Jurgen tem desiludido com as expectativas emancipatórias da internet e do movimento hacker que apresentavam uma promessa de uma sociedade mais solidária e com menos desigualdade social. Regis Bailux e Jurgen Boltz fazem parte desta geração de ativistas que se empolgaram com a potência e as promessas de uma sociedade mais justa na socialização de computadores e do softwarelivre como ferramentas de transformação social.

Após 15 anos de ativismo no Bailux,inicialmente como um esporo da rede metareciclagem e depois como um laboratório nômade,reconhecemos os limites da tecnologia dos computadores e da internet e estamos propondo um centro de pesquisa em tecnologias hibridas no ITAPECO,tendo como eixo orientador a Agrofloresta,a prática do Mindfullness e a construção de um galpão para expermentações em práticas de um hibridismo destas tecnologias e no qual estará previsto uma Cozinha Laboratório.

O Itapeco está localizado à 10 quilômetros do centro do Arraial d’Ajuda em uma terra de 180 mil metros ,lugar de fácil acesso a praia e a infraestrutura de aeroporto e outros serviços em Porto Seguro e Arraial. Será um território aberto que oportunizará que pessoas do entorno assim como os nômades digitais vivam juntas por algum tempo e participem de discussão e práticas de soluções em tecnologias hibridas e o bem viver. As pessoas que viriam para o Bailux Itapeco trariam seus projetos inspirados na realidade local e com os recursos que possam sustentar suas experiencias e práticas no diálogo com a Arte,Tecnologia e Natureza.

O primeiro passo deste projeto foi a construção de uma maquete com integrantes da rede local: A bioarquiteta Lúcia Carvalho e o Artista Antônio Rizzo.A maquete ficará exposta no Itapeco como um dispositivo relacional,como disse Luciana Fleischeman “… simples exercício de encontro de pessoas em torno de um objeto funcionando como uma cartografia de sonhos e futuros, uma ferramenta para mapear desejos/recursos/possibilidades de construção coletiva,resistências e rupturas”…….. (: